Confederação Brasileira de Tiro Prático

Notícias

CBTP PARTICIPA DE VÍDEO QUE MARCA A MODERNIZAÇÃO DO CMC

Publicado: Quarta, 18 de Janeiro de 2017, 00h:00m | Última Atualização: Quarta, 18 de Janeiro de 2017, 11h:13m
COMUNICAÇÃO CBTP
CBTP PARTICIPA DE VÍDEO QUE MARCA A MODERNIZAÇÃO DO CMC

No final de 2016, o Clube Mineiro dos Caçadores, localizado na cidade de Santa Luzia, Minas Gerais , realizou a filmagem de um vídeo apresentando o clube e suas modalidades de tiro. A CBTP foi convidada a participar cedendo atletas praticantes de IPSC para a ocasião.

O vídeo faz parte da reformulação dos setores de comunicação e administrativo da entidade, que aposta na divulgação e modernização como forma de desmistificar o esporte e o uso de armas.

 O CMC foi fundado por um grupo de atiradores em 1939, no Bairro Mangabeiras em Belo Horizonte. Nos anos 70, com o avanço da cidade nas proximidades do clube, a sede foi transferida para Santa Luzia, na região metropolitana da capital, por motivos de segurança.

“De lá pra cá o Clube cresceu bastante hoje contamos com diversas modalidades de tiro esportivo e prático, nossas provas estão sendo um sucesso!” disse o atual vice-presidente do clube, Alcino Bicalho.

Nos jogos Olímpicos de 2016, o Clube sediou os treinos da Equipe Britânica de Tiro Esportivo, que elogiou bastante sua estrutura e hospitalidade.

DSC01623

TRADIÇÃO NO ESPORTE

Quem também participou das filmagens, foi o atleta do tiro esportivo Edmar Viana de Salles, de 88 anos, que atira desde os 18. O atleta é o atual campeão brasileiro nas modalidades carabina de ar, carabina deitado e carabina 3 posições.

Sr. Edmar começou a atirar por influencia do pai Sr. Álvaro José dos Santos, um dos precursores do tiro em Minas Gerais. “Tinhamos um stand em nossa chácara no Bairro Floresta, em Belo Horizonte, e meu pai dava aulas de tiro para várias pessoas, desde pequeno eu participava trocando os alvos para eles”

DSC01634

Anos mais tarde, com 18 anos, Salles viu um anuncio no jornal sobre uma Prova de Tiro para calouros “Disse ao meu pai que queria participar, ele conseguiu uma arma pra mim e eu ganhei a prova!”

Apenas 4 anos depois de ganhar sua primeira prova, o atleta participou de seu primeiro Campeonato Brasileiro no ano de 1950,  e foi considerado Revelação do Tiro Brasileiro.“Desde meu primeiro campeonato eu só faltei no de 1951, devido a uma fratura no pé, de lá pra cá participei de todos!” conta Sr. Edmar

 Para ele o segredo para estar em atividade até hoje é a atividade física. “Nunca deixei de praticar esportes. O meu preferido é a natação, nado todos os dias! A boa condição física é fundamental.”