Confederação Brasileira de Tiro Prático

Notícias

RANKING E CLASSES IPSC

Publicado: Sexta, 01 de Janeiro de 2016, 00h:00m | Última Atualização: Segunda, 27 de Junho de 2016, 19h:22m

 

Caros Atletas, Estamos disponibilizando o Novo Ranking da CBTP que passa a ser calculado a partir do próprio cadastro dos associados; como o mesmo encontra-se em fase de testes, solicitamos sua colaboração. Caso encontre alguma divergência por favor entre em contato com o email: secretaria@cbtp.org.br

  >>>>>  Consulta de Resultados e Base para Classificação  <<<<<

 

A CBTP só fornece o Ranking das modalidades internacionais por ela administradas. No momento o único Ranking fornecido pela CBTP é o da modalidade IPSC.

 

IMPORTANTE:

 

Afim de que o seu resultado seja computado no Ranking, observe os seguintes procedimentos:

  • 1. Inscreva-se, sempre com seu nome completo e com antecedência, não use apelidos.
  • 2. Verifique se o seu número de inscrição na CBTP esteja correto na lista de inscrição da prova, caso não conste o seu número, exija da organização que seja colocado.
  • 3. Mantenha a sua anuidade com a CBTP em dia. Estar em débito significa ter seu resultado anulado da prova. O pagamento das anuidades em atraso não reposicionará o seu resultado no Ranking.

 

A falta de algum destes itens, implicará no não relacionamento de seu nome no Ranking. 

 

Desde o primeiro dia deste ano de 2014 está em vigor às novas diretrizes do Ranking da CBPT estabelecidas na Assembleia realizada no dia 16 de novembro de 2013, conforme Ata.

 

Em vez de cinco, são agora seis etapas com sete resultados, pois a última delas equivale a dois resultados.  

 

Como calcular

O cálculo é feito da seguinte maneira: contabilizam-se as quatro melhores pontuações de acordo com a soma do percentual do ano e descartam as três piores. A definição do ranking final é feita com 400% de pontos possíveis. Se um atleta, por exemplo, não comparecer a uma das etapas da CBTP o resultado daquela prova será zerado para cálculo do seu Ranking.

 

O Ranking final do ano vai definir e premiar os campeões brasileiros das divisões e categorias, bem como definir as equipes para o ano seguinte.  Dessa maneira, o ranking de 2014 forma as equipes para o Pan Americano 2015 no Brasil e assim por diante.

 

***Em caso de um atleta estrangeiro não residente no Brasil vencer uma Etapa do Campeonato Brasileiro de IPSC, Shotgun, Rifle ou Mini Rifle, o resultado deste atleta estrangeiro será retirado dos resultados da Etapa para ser utilizado no calculo do ranking.  De acordo com o regulamento de IPSC 6.5.3, o resultado da Etapa com o atleta estrangeiro deverá ser utilizado para premiação da Etapa e para divulgação no site da IPSC.***

 

Criterios para formação de Super Squads das divisões: 

1.  As primeiras três etapas do ano calendario obedecerá o ranking final do ano anterior.  Por exemplo, até a III Etapa será obedecido o ranking final do ano anterior.  Na IV e V Etapa será utilizado o ranking atual já com as 03 etapas  anteriores calculada para formação dos Super Squads.  O tamanho dos Super Squads vai depender do numero de competidores inscritos por squad e também atendendo as necessidades e solicitações da diretoria.  Lembrando que somente o SUPER SQUAD de cada divisão seguirá o ranking e a organização das Etapas formará os demais squads seguindo o ranking das divisões mas atentendo as solicitações dos inscritos na formação dos squads.

 

2.  Quem não quiser ser incluso no Super Squad deverá solicitar ao Match Director da Etapa para ser retirado e consequentemente o proximo no ranking será adicionado ao Super Squad da divisão. 

 

EQUIPES

 

  • Os 4 (quatro) primeiros atletas do ranking de cada divisão do ano anterior, para efeito de representação da equipe brasileira em provas internacionais. A partir de 2013, somente atletas com rendimento acima de 85% do ranking do ano anterior seram convocados para as equipes nacionais.

 

 

À partir de 01/01/2013 (ATA da AGO de 15/11/2012):

 

 

  • Os 04 (quatro) primeiros atletas do ranking final de cada divisão e categoria do ano anterior.  Caso um destes atletas não possa participar, o próximo do ranking será convocado obedecendo-se os critérios abaixo:

 

 

o   Todos os membros de equipes de divisão deveram ter no mínimo 85% do Overall da divisão. 

o   Membro de equipes de categoria DAMAS deveram ter no mínimo 65% do Overall da divisão

o   Membro de equipes de categoria SENIOR e JUNIOR deveram ter no mínimo 75% do Overall da divisão (pelo regulamento da IPSC não existe equipes da categoria SUPER SENIOR)

 

 

  • Caso não tenha 04 atletas satisfazendo este critério não haverá equipe na divisão ou categoria

 

  • Inscrição, uniforme e ajuda de custo de viagem para equipes para os campeonatos Mundiais da IPSC (Worldshoot).
  • Somente uniforme e inscrições de EQUIPES para o Pan e Latino em consequência da falta de equipes concorrentes. 

 

 

CLASSES

As Classes é a média dos resultados das 3 (três) melhores participações em provas da CBTP desde 2004 (AGE 15/11/2012).

 

As Classes são atualizadas no final de cada ano calendário e as novas classificações serão utilizados no ano seguinte para premiação de classes das divisões.

  • GM: 95% até 100%
  • M: 85% até 94,99%
  • A: 75% até 84,99%
  • B: 60% até 74,99%
  • C: até 59,99% 


*Unclassified - para se classificar é necessário a participação de 3 provas da CBTP validas por divisão, tirando a média o atleta é classificado conforme definido pelo percentual de cada classe, antes disso o atleta ficará sem classe, competindo pelo overall / geral da divisão

 

*A classe é definida por divisão, uma vez classificada não há como retroceder.

 

*Haverá classes somente em divisões que tenham no mínimo 50 atletas no Ranking final do ano anterior.