Confederação Brasileira de Tiro Prático

Notícias

1º SIMPÓSIO DE FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS - RJ

Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2017, 00h:00m | Última Atualização: Sábado, 24 de Fevereiro de 2018, 13h:17m
COMUNICAÇÃO CBTP
1º SIMPÓSIO DE FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS - RJ

O Comando Logístico, por intermédio do Comando da 1ª Região Militar do Exército Brasileiro, realizou nessa segunda-feira, 04 de setembro, no Rio de Janeiro, o 1º Simpósio de Fiscalização de Produtos Controlados do COLOG.

O Presidente da CBTP, Sr. Demetrius Oliveira foi convidado a participar do encontro, mas infelizmente não pode estar presente devido a sua viagem para o Mundial da França, onde está acompanhando a delegação e também participando do campeonato. A CBTP foi representada pelo Assessor da Presidência e Presidente da FTPRJ – o Senhor Augusto Bauer.

Também estiveram presentes na reunião o Exmo. Sr. Comandante da 1ª Região Militar, General de Divisão LAERTE DE SOUZA SANTOS e o Exmo. Sr. Diretor da DFPC – General de Brigada IVAN FERREIRA NEIVA FILHO, além dos Ilmos. Srs. Chefes de SFPCs das 12 RM’s, membros do Judiciário do RJ, Representantes da Policia Federal, o Vice-presidente da FTPRJ, Senhor Carlos Estrella, o Auditor da Receita Federal e Membro do Conselho Consultivo do SisFPC, Senhor Luiz David Boss, além de vários militares, somando cerca de 80 participantes.

O objetivo da reunião foi a troca de experiências entre os SFPCs, instituições e entidades envolvidas, além da apresentação das modificações que o sistema de fiscalização está sofrendo de modo a prestar o melhor serviço ao usuário, através da padronização de métodos e modernização de sistemas e controles.

Durante a reunião foram levantados vários assuntos como a nova Governança do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados, através de mudanças no sistema a fim de atender as constantes demandas que sofrem diversas modificações. Foi citado também, a padronização de procedimentos das RM’s, criando um único modelo a ser publicado no site da DFPC.

A DFPC informou que está sendo feita a capacitação de pessoal e que atualmente treina cerca de 1500 militares de forma presencial e à distância, de modo a fortalecer o conceito de padronização de procedimento. Além disso, foi iniciado a criação de um novo portal eletrônico de atendimento, com certificação digital, onde o processo licitatório para a criação do projeto encontra-se em sua fase final.

Um dos pontos citados durante a reunião pelo Exmo. Sr. General NEIVA foi sobre a extinção da similaridade do produto nacional, em relação a compra de quaisquer produtos controlados pelos órgãos de segurança pública (OSP), bem como pelos CACs. Todavia, o que será mantido são as importações de produtos considerados de DEFESA, como USO ESTRATÉGICO. O texto que já consta no novo regulamento, conhecido como R-105, encontra-se em análise na Casa Civil da Presidência da República, prestes a ser enviado ao Presidente da República para assinatura.

O Exmo Sr. General NEIVA destacou ainda a iniciativa da 2ª RM que está desenvolvendo um projeto para utilizar os Clubes de Tiro de sua área como pontos de atendimento do sistema de fiscalização. Foi levantada também a possibilidade de criação de Conselhos Consultivos no âmbito das RM’s, nos moldes do Conselho Consultivo já existente na esfera do COLOG/DFPC.

A CBTP aguarda as novas orientações da DFPC e reafirma seu compromisso em estar sempre presente em busca de melhorias para os atletas do Tiro Prático Brasileiro.

Confira as imagens