Confederação Brasileira de Tiro Prático

Notícias

LAGOA SILVANA RECEBE ETAPA DO CAMPEONATO MINEIRO DE TIRO

Publicado: Quinta, 07 de Junho de 2018, 00h:00m | Última Atualização: Sexta, 08 de Junho de 2018, 08h:40m
COMUNICAÇÃO CBTP
LAGOA SILVANA RECEBE ETAPA DO CAMPEONATO MINEIRO DE TIRO

O campeonato será disputado em 10 pistas/estágios.

A 4ª Etapa do Campeonato Mineiro de Tiro será realizada neste fim de semana, no estande do Clube Náutivo Alvorada (Lagoa Silvana). O evento tem a promoção conjunta da Lagoa Silvana e Federação Mineira de Tiro Prático.

A competição começa no sábado (9), com a seguinte programação: das 8h às 12h, Prova dos Range Officers (Juízes e Staff da competição). A Prova dos Competidores será das 13h às 17h. No domingo (10), a Prova dos Competidores será completada, das 8h ao meio-dia. Na sequência, haverá a divulgação de resultados, premiação e entrega de troféus, no restaurante do clube.

O campeonato será disputado em 10 pistas/estágios e cada competidor terá de efetuar no mínimo 180 disparos na modalidade: IPSC (International Practical Shooting Confederation) sigla que se tornou sinônimo de uma modalidade de tiro.

As pistas são cenários cotidianos, policiais/militares, onde são criadas situações em que a arma de fogo pode ser usada. É uma modalidade de tiro muito dinâmica, em que o atleta necessita sacar sua arma, carregar, recarregar e, ao mesmo tempo, transpor obstáculos diversos como portas, janelas, correr, saltar e atirar em alvos fixos e móveis a uma distância de até 34 metros, protegendo-se em barricadas. Além disso, o atirador tem de utilizar-se de todas as posições de tiro possíveis, e encarar muitas outras dificuldades que fazem do IPSC uma modalidade dinâmica nas quais a receita é atirar rápido e de forma extremamente precisa.

As armas mais utilizadas para a prática do IPSC são os revólveres e pistolas nos calibres 38, 380, .40, .45 e 38 Super.

A arbitragem, apuração, fiscalização e segurança da competição ficará a cargo dos Range Officers (ROs), Juízes da Federação Mineira e Confederação Brasileira de Tiro Prático, que acompanham individualmente todos os atletas. As armas passam por inspeção antes, durante e após a competição.

Histórico do tiro prático esportivo

Conquistas brasileiras: jogos olímpicos Antuérpia 1920 (Bélgica). Primeira medalha de ouro olímpica conquistada por um brasileiro. Guilherme Paraense. A segunda medalha de prata olímpica: Afrânio Costa, e a terceira medalha de bronze olímpica conquistada por Fernando Soledade. Na Olimpíada 2016, no Rio de Janeiro, essa modalidade deu a Medalha de Prata para Felipe Wu.

Os participantes fazem parte da seleção feita em clubes do interior mineiro. A maioria dos praticantes é composta de profissionais liberais de idades até 76 anos e policiais civis e militares.

Presença de destaque

Atleta Atirador Tenente Coronel Ildeu Heller, Campeão Brasileiro e Chefe de Delegação da PMMG; Atleta e Atirador Leandro Boaventura, Secretário Geral da Federação Mineira de Tiro Prático, e Chefe da Delegação Grande BH, e ainda os atiradores do Clube Náutico Alvorada que se destacaram no ranking brasileiro 2017, todos disputando a 4ª Etapa de acordo com sua idade e categorias (armamentos) utilizados.

 

Fonte Portal Diário do Aço: https://www.diariodoaco.com.br/ler_noticia.php?id=59637&t=lagoa-silvana-recebe-etapa-do-campeonato-mineiro-de-tiro-