Confederação Brasileira de Tiro Prático

Notícias

SSP PRESTA HOMENAGEM AO INVESTIGADOR MESTRE ÁLVARO

COMUNICAÇÃO CBTP
SSP PRESTA HOMENAGEM AO INVESTIGADOR MESTRE ÁLVARO

A Secretaria da Segurança Pública prestou uma homenagem ao investigador Álvaro Castro, carinhosamente conhecido como 'Mestre Álvaro', que faleceu há um ano, vítima de infarto. O auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI) passa a ter o nome do policial civil. Solenidade com participação da família e de amigos ocorreu, na manhã desta sexta-feira (8).

Com passagens pelo Exército Brasileiro e Petrobras antes de se tornar investigador da Polícia Civil, Mestre Álvaro era o maior instrutor de tiro da Bahia e um dos mais renomados, no Brasil. Um dos filhos, durante discurso, lembro que em um curso no E.U.A., após aulas teóricas e início da parte prática, um dos instrutores retirou o colete dele de aluno e colocou o de professor.

Na entrada do COI, integrantes da Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, unidade onde Mestre Álvaro passou maior parte da sua carreira, e da Associação Baiana de Tiro, que ele ajudou a fundar, se misturavam com policiais militares, bombeiros, peritos, entre outras pessoas que foram alunos, colegas e amigos.

“Desde a inauguração do COI ficamos pensando em um nome para homenagear. Quando foi sugerido Mestre Álvaro, além da unanimidade, uma cobrança passou a ser exercida. Isso mostra o quanto era querido e amado por todos”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Lembrou que Mestre Álvaro parecia muito com o seu avô, militar do Exército, que serviu na Segunda Guerra Mundial. “Antes de falecer, Mestre Álvaro me presentou com uma arma usada por meu avô. Só então fiquei sabendo que tinham servido juntos e da amizade constituída entre eles”, contou.

Barbosa destacou ainda um trecho da Oração das Operações Especiais, entoada pelos integrantes da COE, no final do evento que diz: “Que nunca envergonhemos a nossa fé, a nossa família e os nossos camaradas”. Para o secretário, esta frase representa muito bem quem foi o Mestre Álvaro. “Ser humano ímpar, amado por todos”, concluiu.

Fonte: Ascom/Alberto Maraux

alvaro(2)_1  alvaro(3)_1  alvaro(4)_1

Fotos: Alberto Maraux
Homenagem foi prestada pela SSP ao policial civil 

 

Fonte site da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia: http://www.ssp.ba.gov.br/2018/06/4410/SSP-presta-homenagem-ao-investigador-Mestre-Alvaro-.html