Confederação Brasileira de Tiro Prático

Notícias

EXÉRCITO BRASILEIRO DIVULGA BALANÇO GERAL DE OPERAÇÃO VOLTADA PARA COMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO E MUNIÇÕES

Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 16h:37m | Última Atualização: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 16h:50m
COMUNICAÇÃO CBTP
EXÉRCITO BRASILEIRO DIVULGA BALANÇO GERAL DE OPERAÇÃO VOLTADA PARA COMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO E MUNIÇÕES

A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) encerrou na última sexta-feira (19), a Operação Alta Pressão VII. A atividade teve a duração de três dias, envolvendo às 12 Regiões Militares (RM) espalhadas pelo país. A operação teve como objetivo intensificar a fiscalização no comércio de armas de fogo e munições.

Foram apreendidas 41.288 munições, 1.135 armas de fogo, 172 armas de pressão entre elas 22 airsoft e 2 lunetas de uso restrito. Ao todo, 95 empresas foram autuadas por irregularidades administrativas no trato com Produtos Controlados pelo Exército (PCE). 

Grande parte das empresas autuadas não atendia a legislação vigente. Quanto ao volume de armas e munições apreendidas, a principal motivação se deu pela ausência de documentação, além dos números de PCE existentes no estabelecimento haverem divergido do registro constante do Exército. Fiscalizar o controle de estoque desses estabelecimentos é um fator considerado importante para a DFPC.

A ação é uma medida de prevenção para coibir a venda ilegal e o desvio de armas e acessórios que podem ser utilizados por criminosos. A fiscalização ocorreu em empresas regularmente registradas no Exército Brasileiro.

 

A matéria completa no site da DFPC!