Confederação Brasileira de Tiro Prático

Notícias

O QUE É O TIRO PRÁTICO?

Publicado: Sexta, 01 de Janeiro de 2016, 00h:00m | Última Atualização: Segunda, 27 de Junho de 2016, 19h:22m

 Tiro Prático no Brasil é a união de várias modalidades nacionais e internacionais. Aqui o Tiro Prático é, por força de lei, dirigido e organizado pela Confederação Brasileira de Tiro Prático, sucessora da Associação Brasileira de Tiro Prático fundada em 1989 pela, Federação Gaúcha de Tiro Prático, Federação Paranaense de Tiro Pratico e Federação Paulista de Tiro Prático.

 

No ano de 1992, já com número de Federações suficientes para formar a Confederação, reuniram-se em Assembléia Geral Extraordinária no dia 25 de abril a Federação Paulista de Tiro Pratico, Federação Paranaense de Tiro Pratico, Federação Gaúcha de Tiro Pratico, Federação de Tiro Pratico Do Rio De Janeiro, Federação de Tiro Pratico do Distrito Federal, Federação Catarinense de Tiro Pratico, Federação Pernambucana de Tiro Pratico, Federação Mineira de Tiro Pratico, Clube dos Caçadores de Natal, Associação Baiana de Tiro. Nesta AGE foi fundada a Confederação Brasileira de Tiro Prático com a finalidade de reger o Tiro Prático em todo o território nacional.

 

A estas 10 entidades juntaram-se outras, perfazendo um total de 25 Federações, cerca de 318 clubes e aproximadamente 4995 atletas registrados até a data de hoje.

 

A CBTP organiza em Campeonatos Nacionais e Regionais as seguintes modalidades:

INTERNATIONAL PRACTICAL SHOOTING CONFEDERATION (IPSC)

NATIONAL RIFLE ASSOCIATION (NRA)

INTERNATIONAL METALIC SILHOUETTE SHOOTING UNION (IMSSU)

INTERNATIONAL HANDGUN METALIC SILHOUETTE ASSOCIATION (IHMSA)

STEEL CHALENGE CORPORATION

DUELO AOS GONGOS

SILHUETA METÁLICA DE AR

CARABINA DE AR MIRA ABERTA

PÓLVORA NEGRA

CARABINA ESPORTE

TIRO DE DEFESA

SAQUE RÁPIDO

PISTOLA DESPORTIVA MEXICANA.

 

A CBTP no âmbito mundial

Desde 1996, Luiz Frota, Presidente à época da CBTP, foi convidado a fazer parte do Conselho Presidencial da IPSC. Este Conselho, com apenas 10 membros, é parte fundamental da estrutura organizacional da IPSC. Este Conselho tem a finalidade de assessorar o Presidente da IPSC em todos os assuntos que dizem respeito à entidade, tais como, regras, desenho de pistas, Regiões em conflito, desenvolvimento de novas Regiões, entre outros. Luiz Frota, dentre outros comitês faz parte da equipe encarregada da aprovação das provas de Nível III.

 

Abaixo o quadro do Ranking Mundial de países publicado pela IPSC:

 

Medalhas

Geral

Medalhas

Geral

Medalhas

Geral

Brasil

Brasil

Brasil

Brasil

Brasil

Brasil

Alemanha

Alemanha

Alemanha

Alemanha

Filipinas

Filipinas

Itália

Itália

Filipinas

Filipinas

Alemanha

Alemanha

República Tcheca

Canadá

República Tcheca

Canadá

Argentina

Canadá

Canadá

Filipinas

Canadá

Grécia

Canadá

Grécia

Filipinas

USA

Argentina

Austrália

Grécia

Austrália

 

Como podemos notar, dentre todas as Regiões filiadas a IPSC o Brasil figura entre as três principais Regiões. Este resultado só foi possível devido à colaboração de todos os atletas e dirigentes do esporte no Brasil.

 

Hoje o Tiro Prático é um esporte reconhecido mundialmente, com mais de 60 países praticantes.

 

Atletas Brasileiros, o futuro no Tiro Prático chegou !  E o Brasil tem o seu lugar reservado como país que apóia e ajuda o desenvolvimento do esporte. Cabe a nós, apaixonados por este esporte, dinâmico, recreativo, seguro e empolgante, nos organizarmos cada vez melhor para alcançarmos o nosso objetivo maior, a diversão.