Publicado: 03/11/2016 às 00:11
Por: COMUNICAÇÃO CBTP | Categoria: EVENTOS ON LINE

Atleta cadeirante é destaque na 3ª Etapa Online do II Campeonato Brasileiro de Desafio do Aço, SR, TRP e NRA.

“Quem sabe concentrar-se em uma coisa e insistir nela como único objetivo, obtém, ao fim e ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa”.  Esta frase de Mahatma Gandhi, define bem a participação do atleta Andracy Falconeri, conhecido como Soldado Falconeri, 33 anos, na 3ª Etapa Online do II Campeonato Brasileiro de Desafio do Aço, SR, TRP e NRA. A prova aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro de 2016, em vários estados de todo o Brasil, contando com 28 clubes participantes.

Falconeri nasceu no Pará, e iniciou a carreira militar no Exército Brasileiro em 2004, no mesmo Estado, onde serviu até 2008, quando foi aprovado em concurso público, e incorporou as fileiras da Polícia Militar do Pará, como soldado.

Porém em 2011, fraturou a 7ª vértebra da coluna cervical, sendo diagnosticado com osteomielite, o que causou a tetraparesia (perda parcial das funções motoras), passando então a se locomover por meio de uma cadeira de rodas. “Precisei ser reformado da corporação. No momento em que soube que não poderia mais ser Policial Militar, meu mundo acabou. Graças a Deus, e a minha família e amigos que sempre me ajudaram e até hoje me acompanham intimamente, superei o trauma de não poder mais trabalhar, o que na minha opinião foi bem maior inclusive, que o de não poder andar. No entanto,  superado o trauma, um vazio imenso se instalou em minha vida.” conta.

Mas no ano de 2012, quando surgiu em Santarém, Pará, o Clube de Tiro Tapajós, o policial reformado enxergou a oportunidade de voltar a fazer o que sempre amou: ATIRAR! “Por obra de Deus encontrei o Esporte do Tiro, onde fui abraçado de imediato pela família CTT e comecei os treinos de IPSC, NRA e TRAP, que foram fundamentais terapeuticamente pra minha reabilitação física, dentro das limitações neurológicas. Recomendo inclusive como terapia ocupacional e reabilitação motora.” diz Falconeri. A munição usada nas provas também é recarregada por ele, funcionando com uma terapia para trabalhar a coordenação motora fina.

 

O atleta vem conseguindo excelentes resultados no esporte, e alcançou um excelente feito no último dia 22 de outubro, quando conseguiu completar todas as pistas de Desafio do Aço, no Campeonato Brasileiro.“A CBTP através de seu Presidente Demetrius e de toda sua equipe, bem como meu Clube de Tiro Tapajós, representado por seu presidente Alessandro Nascimento, têm trabalhado bastante no sentido de diminuir cada dia mais as diferenças quanto a acessibilidade e desafios típicos do esporte (IPSC) e estão me colocando em pé de igualdade aos demais competidores.” diz.

 

Para o Soldado Falconeri, dois dos principais pilares para fazer a diferença no esporte do tiro são a dedicação e os equipamentos usados, mas a determinação também é importante. “Estou treinando bastante, pois tenho o sonho de um dia integrar a Seleção Brasileira de Tiro, para isso tenho encontrado muito incentivo do meu clube, da FTPP e da instituição máxima do Brasil no esporte CBTP, assim como do Exército” afirma.

 falconeri cadeirante5

Falconeri faz ainda um agradecimento e convite à todos para integrarem a família do Tiro Prático: “Aproveito o espaço pra demonstrar minha gratidão à todas as instituições que me proporcionaram um novo sentido a vida e a todos os novos irmãos que  a família do tiro tem apresentado em meu caminho, convido a todos, especialmente aos portadores de necessidades especiais, a conhecer os magníficos benefícios do esporte do tiro tanto pra nossa saúde física pois exige bastante esforço, concentração e um coração forte pra aguentar os prazeres da competição! DVC Nós somos invencíveis!” conclui.

 

A próxima prova em que o atleta irá competir, pela Divisão Light, será a VI Etapa do XXIX Campeonato Brasileiro de IPSC, que acontece na cidade de Medianeira, Paraná, de 11 a 15 de novembro de 2016.

 

Compartilhe:
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.