Realizou – se na cidade de Assuncion – Paraguay nos dias 10 a 14 de Junho de 2009 o X Campeonato Sul Americano de Silhuetas Metálicas sob o patrocínio do CPTP – Club Paraguayo de Tiro Practico .
Na abertura deste importante evento que teve lugar pela segunda vêz em Assunção, discursaram o Presidente do Club Paraguayo Sr. Gonzalo Salsamendi que de forma elegante e gentil comunicou aos atiradores presentes que o campeonato havia sido organizado com muita dedicação e que era uma homenagem especial aos atiradores brasileiros que prestigiaram o evento. Na oportunidade também se manifestaram o Diretor do CPTP Sr.Nelson Cabanãs e o Vice Presidente e Diretor de Silhuetas Metálicas da CBTP Sr. Donald Robert Frasier. A competição transcorreu como os últimos campeonatos da modalidade que vem crescendo de forma notável, dentro de estritas normas de segurança e em conformidade com as regras da IHMSA.
No primeiro dia de competição os atiradores foram surpreendidos por um clima extremamente frio e por um fortíssimo vento que comprometeram os bons resultados. A despeito das condições climáticas e das fracas condições de visibilidade tivemos cinco 40X40 , sendo um do atirador Oscar Ricciardi em UBB e outro do atirador Luiz Henrique Lahr que estabeleceu o novo recorde brasileiro na modalidade ALBB e os demais na modalidade UBBAS.
Compareceram 33 atiradores brasileiros o que confirma a excelente fase da Silhueta no Brasil, uma vez que esta foi a maior delegação de atiradores brasileiros da modalidade em um evento internacional. Participaram 50 atiradores perfazendo 250 inscrições. A diretoria da CBTP disponibilizou um ônibus que conduziu a maior parte dos atiradores brasileiros que compareceu ao campeonato.
Em resumo, o Xº Campeonato Sul Americano de Silhuetas Metálicas em Assunção foi mais uma festa de congraçamento entre os atletas do tiro esportivo brasileiro e paraguaio que deram uma bela demonstração de hospitalidade e gentileza.
Aos organizadores e promotores deste inesquecível evento os agradecimentos de toda a equipe brasileira, esperando encontrá-los brevemente em outra oportunidade.