Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Conheça um pouco sobre Otávio Junqueira, campeão mundial Grand Sênior Production na África do Sul.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

O atleta da Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP) José Otávio Junqueira Franco, foi premiado pela IPSC com o título de campeão mundial Grand Sênior pela divisão Production na África do Sul.

Otávio atualmente tem 77 anos, é filiado a Federação Paulista de Tiro Prático (FPTP) e ao Clube de Tiro de Atibaia. José Otávio começou a se dedicar ao tiro prático com mais frequência a aproximadamente 7 anos atrás conquistando títulos pelo campeonato paulista em 2021 (2º Super Sênior); 2022 (3º Super Sênior), 2023 (1º lugar Super Sênior) e 2024 (1º Grand Sênior).

Conforme relatado pelo atleta em sua trajetória, passou boa parte da vida fazendo tiro recreativo sem uma frequência estabelecida dedicando mais o tempo à minha vida profissional. Porém por volta de uns 10 anos atrás, com mais tempo disponível, voltou a se dedicar ao esporte com mais assiduidade e influenciado por seu genro que já tinha mais de 20 anos de IPSC (como competidor e Range Officer) ele resolveu entrar com afinco no tiro prático.

No início de sua participação no Tiro Prático, Otávio escolheu pela divisão Light com uma 380, e evoluiu para a Production por estar acostumado com alça e massa e por achar a categoria nivela os competidores com poucas modificações nas armas.

O atleta já participou de duas competições internacionais sendo, em 2024 na África em uma competição de nível IV onde se classificou em 4º lugar e agora em 2025 também na África também em Matlosana no mundial de Handgun onde foi condecorado com o primeiro lugar.

Perguntamos ao senhor Otávio Junqueira qual o seu sentimento em relação a essa conquista e o que ele diria para quem deseja começar no Tiro Prático: “Quase Impossível descrever o sentimento de estar no pódio e ouvir o Hino Nacional de 1° lugar. Orgulho de estar no pódio e extremamente satisfeito do resultado de dedicação intensa ao preparo físico e mental e treino incansável no tiro. Como sou relativamente novato comparado aos meus colegas brasileiros e vencedores, tinha esperanças de pódio mas não esperava estar no topo. Hoje diria ao iniciante que o Tiro Prático que é um esporte de desafio a si mesmo, antes de pensar em oponentes o atirador tem que se concentrar em vencer a si mesmo, cada etapa, cada competição, você tem de ser melhor que na anterior e que o preparo mental para vencer a ansiedade e o nervosismo é tão ou mais importante que o preparo físico. E que inicie logo com um instrutor para não adquirir vício que mais tarde será difícil corrigir para ser competitivo.”

A CBTP parabeniza o senhor José Otávio Junqueira pelo seu desempenho e compromisso ao representar nosso esporte e nosso país.

CBTP – Uma Confederação voltada para o atleta.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe o seu comentário!