O atleta da Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP) José Otávio Junqueira Franco, foi premiado pela IPSC com o título de campeão mundial Grand Sênior pela divisão Production na África do Sul.
Otávio atualmente tem 77 anos, é filiado a Federação Paulista de Tiro Prático (FPTP) e ao Clube de Tiro de Atibaia. José Otávio começou a se dedicar ao tiro prático com mais frequência a aproximadamente 7 anos atrás conquistando títulos pelo campeonato paulista em 2021 (2º Super Sênior); 2022 (3º Super Sênior), 2023 (1º lugar Super Sênior) e 2024 (1º Grand Sênior).
Conforme relatado pelo atleta em sua trajetória, passou boa parte da vida fazendo tiro recreativo sem uma frequência estabelecida dedicando mais o tempo à minha vida profissional. Porém por volta de uns 10 anos atrás, com mais tempo disponível, voltou a se dedicar ao esporte com mais assiduidade e influenciado por seu genro que já tinha mais de 20 anos de IPSC (como competidor e Range Officer) ele resolveu entrar com afinco no tiro prático.
No início de sua participação no Tiro Prático, Otávio escolheu pela divisão Light com uma 380, e evoluiu para a Production por estar acostumado com alça e massa e por achar a categoria nivela os competidores com poucas modificações nas armas.
O atleta já participou de duas competições internacionais sendo, em 2024 na África em uma competição de nível IV onde se classificou em 4º lugar e agora em 2025 também na África também em Matlosana no mundial de Handgun onde foi condecorado com o primeiro lugar.
Perguntamos ao senhor Otávio Junqueira qual o seu sentimento em relação a essa conquista e o que ele diria para quem deseja começar no Tiro Prático: “Quase Impossível descrever o sentimento de estar no pódio e ouvir o Hino Nacional de 1° lugar. Orgulho de estar no pódio e extremamente satisfeito do resultado de dedicação intensa ao preparo físico e mental e treino incansável no tiro. Como sou relativamente novato comparado aos meus colegas brasileiros e vencedores, tinha esperanças de pódio mas não esperava estar no topo. Hoje diria ao iniciante que o Tiro Prático que é um esporte de desafio a si mesmo, antes de pensar em oponentes o atirador tem que se concentrar em vencer a si mesmo, cada etapa, cada competição, você tem de ser melhor que na anterior e que o preparo mental para vencer a ansiedade e o nervosismo é tão ou mais importante que o preparo físico. E que inicie logo com um instrutor para não adquirir vício que mais tarde será difícil corrigir para ser competitivo.”
A CBTP parabeniza o senhor José Otávio Junqueira pelo seu desempenho e compromisso ao representar nosso esporte e nosso país.
CBTP – Uma Confederação voltada para o atleta.