Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Esclarecimentos sobre procedimentos estatutários.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Prezados Atiradores,

A CBTP é uma entidade associada a uma outra organização representativa do tiro prático internacionalmente a International Practical Shooting Confederation – IPSC. E assim sendo, é dever da CBTP seguir os estatutos da IPSC e de se fazer representar nas reuniões dos Diretores Regionais e assembléias da IPSC.

Vale ainda ressaltar que a participação da CBTP é por demais importante, haja vista que o esporte do tiro prático não é praticado somente dentro do Brasil, há a participação efetiva dos atletas confederados nos campeonatos internacionais. E para que os atletas da CBTP possam estar participando de campeonatos internacionais é necessária a participação da CBTP nas reuniões administrativas da entidade internacional/IPSC.

Deve ser lembrado que a associação de qualquer cidadão a uma entidade de natureza associativa não deve ser vista com objetivo de lucro, uma vez que tal entidade é constituída para perseguir seus objetivos sociais e não desenvolve qualquer atividade econômica, não remunera seus dirigentes e muito menos realiza distribuição de lucros.

As anuidades pagas a CBTP tem como único objetivo sustentar a entidade nas suas despesas administrativas a fim de possibilitar a sua existência e a manutenção da entidade.

No entanto, os associados deveriam entender que a atuação da CBTP é a nível nacional e internacional, e não é para atender os interesses individuais de alguns, a exemplo do atleta que menciona que recebe o reembolso de uma determinada inscrição em um campeonato, e espera que o dinheiro da anuidade retorne em dobro.

Meus amigos isso é impossível, uma vez que como dito acima a entidade não desenvolve atividade econômica e a única renda da CBTP é constituída das anuidades dos atletas adimplentes, pois existe uma gama imensa de atletas inadimplentes. É fácil entender a conta é matemática pura 1 mais 1 é igual a dois.

Não poderia o atleta pagar a anuidade a CBTP e a entidade devolver em dobro, pois se isso ocorresse, esse fato sim seria duvidoso, pois sem desenvolver atividade econômica e tendo como única fonte de renda as anuidades dos seus associados a devolução da anuidade em dobro seria no mínimo incompatível com a entrada de receita da CBTP.

De todo modo a CBTP dá sim apoio ao atleta confederado e exemplificando no último evento internacional apoiou todos os atletas que participaram do evento. Como dito acima a atuação da CBTP é a nível nacional e internacional.

Por último, mas não menos importante vale esclarecer que qualquer insatisfação e/ou sugestão dos atletas confederados devem ser levadas oficialmente as suas Federações que devem encaminhar oficialmente a CBTP. A prestação de contas da CBTP é encaminha anualmente as suas associadas Federações e são aprovadas sem quaisquer ressalvas. Assim, deve ser lembrado que existe uma forma organizacional para o funcionamento das entidades. A CBTP é a entidade que representa o Tiro Prático nacional e internacionalmente, junto a órgãos públicos e entidades internacionais.

Assim, todos os associados devem saber como funciona a entidade, inclusive consta no estatuto da CBTP e é dever do associado conhecer o estatuto, e saber como se manifestar.

A CBTP prestigia a democracia, até porque é por esse regime que se faz possível a atividade do tiro, e responde a manifestação de todos os seus associados pontualmente. No entanto, a entidade que é atualmente respeitada em todo Brasil e junto aos órgãos de controle, Exército Brasileiro, Polícia Federal, não pode ficar a mercê do ataque de alguns que sequer conhecem os estatutos da CBTP e não mostram a sua insatisfação de forma clara e transparente.

Pretende-se com essa mensagem esclarecer a todos os atletas associados da CBTP que a entidade está aberta para receber quaisquer comentários, críticas, elogios e/ou sugestões desde que pelo caminho correto do documento encaminhado a CBTP e dirigido ao seu Presidente.

Aproveitamos a oportunidade para desejar a todos um Feliz Ano Novo, de muita paz, saúde, harmonia e realizações!

Um forte abraço,

Demetrius Oliveira
Assessor Executivo CBTP

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe o seu comentário!