O exemplo de Antonio Santin Vidal Pontes (o Tunico), Atirador, que para nossa sorte e orgulho escolheu também o Tiro Prático como uma paixão, faz jus a estar neste Informativo com destaque. Nossa idéia inicial seria criar uma matéria dizendo de tudo o que tal exemplo representa – superação, perseverança, amor e dedicação. Porém concluímos que nada ficaria melhor do que as palavras, como nos chegaram, escritas pelo seu Pai em e-mail por nós recebido. Então, com a devida autorização de Antonio Vidal Pontes Filho e do Tunico, repassamos a vocês a correspondência original, relatando flashes de uma história de vida, a qual deságua numa tradução ampla do significado de VALOR.
Nome: Antonio Santin Vidal Pontes;
Profissão: Estudante;
Idade: 17 anos;
Residência Atual: Cascavel Paraná.
O Antonio nasceu dia 01/07/1991 com Mielomeningocele Lombar, má formação que afeta o sistema nervoso, o vazamento do lícor da coluna interrompe a comunicação com os membros inferiores, provocando sequelas também na Bexiga, Rins e Intestino. Desde então só se locomove com cadeira de rodas, pois não tem sensibilidade e nenhum movimento nas pernas. Já fez 18 cirurgias corretivas, entre as quais, reconstrução da bexiga, intestino, coluna lombar, implante de válvula no crânio encefálico para evitar hidrocefalia, e correção dos membros inferiores. Amante do tiro desde a infância, influenciado pelo avô, meu pai, bom atirador e pioneiro da região sudoeste no Paraná, contava suas histórias onde viveu desde a década de 30, foi delegado de polícia nomeado pelo governador do Estado por 20 anos, vereador 08 anos na cidade de Laranjeiras do Sul Pr, sempre representando o distrito de Campo Novo, hoje cidade de Quedas do Iguaçú Pr, onde foi um dos principais pioneiros e Cidadão Honorário.
O esporte do tiro faz parte da vida e recuperação do Antonio, pois exige preparo, capacidade de concentração, força de vontade e determinação. Frequentar os estandes de tiro, competir, fazer amizades e relacionar-se com atiradores, contribui de maneira significativa para seu bem estar, pois o convívio faz com que ele esqueça todas as barreiras e mesmo se locomovendo com cadeira de rodas consegue manter sua auto estima diferenciada. Eu (pai) sou funcionário do Banco HSBC há 21 anos, Gerente Titular de Agências há 10 anos, atirador de Tiro Prático, Alvo e Silhuetas Metálicas, também amante do Esporte desde pequeno, sócio do Medianeira Country Clube, filiado à Federação Paranaense de Tiro Prático e também filiado à CBTP, sempre o acompanho e incentivo. Ele tem alvará judicial há vários anos, participa das provas junto comigo e atira com minhas armas. Atira preferencialmente as modalidades de Tiro ao Alvo e Silhuetas Metálicas devido à dificuldade de mobilidade/locomoção com a Cadeira de Rodas. Está cursando o Segundo Ano do Segundo Grau, assim como no esporte do Tiro, possui determinação e ótimos resultados nas avaliações/provas. Obs: Sofremos bastante, pois nos estandes de tiro da região não temos estrutura para cadeirantes, mas, sempre damos um jeito. “O bem estar que o Esporte do Tiro causa, a contribuição na sua recuperação, compensa qualquer sacrifício”.
Abraços e obrigado pela atenção.
Antonio Vidal Pontes Fh
Atirador – FPrTP