Publicado: 05/05/2023 às 16:05
Por: COMUNICAÇÃO CBTP | Categoria: NOTÍCIAS CBTP

Nova Divisão Standard Optics.

Prezados Atletas!

Muitos já estão antecipando a nova divisão Standard Optics, como na divisão Limited Optics da USPSA estreando este mês nos EUA, ou seja: sem caixa, apenas em fator menor e com carregadores de até 141,25mm.

É importante salientar que essa nova divisão está sendo implantada no Brasil, como um teste para a IPSC, que não utiliza os padrões da USPSA.

Nosso foco e objetivo na criação desta nova divisão é viabilizar o uso de miras eletrônicas nas armas que atendem ao regulamento existente da Divisão Standard. Portanto, as regras da Standard Optics serão praticamente as mesmas da IPSC para a Standard, com as únicas exceções:

– A caixa padrão IPSC terá as mesmas medidas, mas contará com recorte lateral para acomodar as miras óticas instaladas nos ferrolhos das armas.

– O fator maior será de 160, como o aplicado pela IPSC para a Divisão Open. Para preservar a essência do IPSC, não podemos desconsiderar o DVC! A potência faz parte dos princípios da IPSC e não queremos que isso seja esquecido nesta nova divisão.

Sabemos que alguns atletas pensarão: “mas as miras não vão aguentar!”, no entanto, os fabricantes de miras eletrônicas atuais já desenvolvem seus produtos para as mais severas situações de utilização. Além disso, todos que atiram ou já atiraram na Standard estão familiarizados com peças especiais, como guias de molas recuperadoras duplas ou hidráulicas, que reduzem consideravelmente a inércia dos slides ao disparar.

O mais importante é que o atleta terá a opção de competir com fator maior ou menor. Será uma escolha estratégica de competição.

As regras apresentadas aqui, para a nova divisão Standard Optics, assim como o nosso relato sobre o andamento da divisão em nossa Região, ainda serão apreciados e votados na Assembleia Geral da IPSC, que acontecerá em setembro/2023.

Como adiantamos recentemente, a CBTP está implementando essa nova divisão no Brasil como um teste, a partir de 01/06/2023. Até que seja aprovada oficialmente pela IPSC, os atletas da Standard Optics concorrerão na divisão Open com o TAG “STO”, com direito às medalhas presidenciais da IPSC no Overall e nas categorias da divisão Open. Também haverá premiação pelo Overall do TAG STO.

Boa diversão a todos nesta nova divisão!

Alex Chang.
Diretor Regional IPSC / CBTP.

 

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O APÊNDICE D2A: Divisão STANDARD OPTICS.

 

CBTP – Uma Confederação voltada para o atleta.

Compartilhe:
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.