Publicado: 12/12/2016 às 00:12
Por: COMUNICAÇÃO CBTP | Categoria: NOTÍCIAS CBTP

Nova marca da CBTP será lançada em primeiro de janeiro de 2017.

Nos últimos anos, as empresas começaram a perceber a importância de sua marca no âmbito social e passaram a utilizá-la como ferramenta de gestão. Sendo assim, a Confederação Brasileira de Tiro Prático, através de seu departamento de Comunicação e Marketing, desenvolveu o projeto de Reformulação da Marca CBTP. Aprovada em Assembleia Geral, no dia 7 de outubro de 2016, a nova identidade visual da Confederação entra em vigor oficialmente no primeiro dia de 2017.

A identidade visual de uma empresa vai muito além de linhas de design, esta tem de representar valores, a alma da organização. De acordo com Marty Neumeier, autor do livro The Brand Gap (O abismo da Marca), a marca se define como um sentimento do indivíduo em relação a uma empresa, produto ou serviço.

A construção da nova marca, partiu de tal conceito, uma vez que o ano de 2016 é simbólico para a Confederação, pois foi marcado por novas contratações, novos serviços oferecidos, modernização dos processos de cadastro de atletas, pontuação de ranger officers, entre outras novidades.

Mesmo sendo uma entidade que carrega uma experiência gestora de 24 anos, a CBTP tem a determinação e força de uma organização jovem, que tem a expansão e modernização como metas principais.

Para a atualização da marca, foram trazidos elementos que expressem o posicionamento atual da entidade, tendo como foco a modernidade e o desejo de um legado para as gerações futuras. Tudo isso, sem perder a essência do órgão representativo máximo do Tiro Prático no Brasil.

 O novo escudo, desenhado pelo designer Luiz Mauricio Camaroto, foi desenhado mantendo a paleta de cores apresentadas pela marca antiga, o que já se tornou familiar para o público. Porém o novo design traz linhas arredondadas, com fundo vazado, e letras pendendo para a direita, o que remete ao movimento evolutivo da Confederação. “Quando recebi o projeto da CBTP, senti uma grande necessidade de evolução. Não existia um posicionamento e nem mesmo uma característica exclusiva de design em sua marca” diz Luiz.

Os traços da antiga logomarca, que estavam na entidade desde sua fundação – em 25 de abril de 1992 – possuíam um design ultrapassado, com estilo de letra clássico. O escudo não possuía uma identidade própria, e não instigava a identificação visual ou sensorial do público com a marca. Em outras palavras, ao olhar para o antigo formato as pessoas não reconheciam de imediato de que organização se tratava, podendo ser confundida com escudos de times de outros esportes.

A atual estrutura da marca, é exclusiva e faz com ela se comunique por si só, gerando maior flexibilidade de reprodução.

Mais que um ano de história, esse um ano de inovação! O slogan da campanha da atualização da marca, é o lema que rege as realizações da Confederação Brasileira de Tiro Prático, na gestão do Presidente Demetrius Oliveira. “A atual Gestão da CBTP está focada não só no presente, mas também no futuro do esporte! Queremos cada vez mais praticantes para a Família do Tiro Prático!”

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