2005-2007
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
1. 2005/2007 – Apresentação.
Discorrer resumidamente sobre a função de dirigir a CBTP nesse mandato que se encerra é uma tarefa difícil. O cerne do trabalho está na manutenção do alto nível das competições nacionais, possibilitando aos Atletas participar do que houver de melhor internacionalmente com sucesso. O restante das diversas atividades da Entidade, a maior parte, gravita em torno disso, ora como ações de proteção ao sistema, ora como iniciativas de aperfeiçoamento de meios para dinamizar o esporte e expandi-lo sem descuidar da qualidade. O tiro como esporte foi o começo de tudo. Para o Tiro Prático, nas suas modalidades, tudo converge. Está aí o nosso mote, a razão para atuarmos com dedicação total.
2. Gestão e Controle. A Diretoria e as Assessorias Especiais.
Sem menosprezar o imenso valor do dirigente que apenas pelo “amor à camisa” faz de tudo pelo esporte do tiro, fizemos a opção pela existência paralela do dirigente profissional. Esta meta veio como idéia em curso já da gestão anterior, do nosso atual Vice-Presidente Luiz Frota e tomou o seu espaço, demonstrando na prática o sucesso que a teoria apontava.
PRESIDÊNCIA
Assessoria Executiva Assessoria Administrativa Assessoria Jurídica
Tal base para a execução das tarefas não somente dá suporte para as funções da Presidência e Diretoria como lhes indica parâmetros de ação, evitando que qualquer eventual decisão sem imparcialidade ou com nuances de procedimento fora das normas legais ou estatutárias ocorra. Todo dirigente da CBTP, bem como das Entidades Filiadas ou mesmo Atletas, recorrem a estas Assessorias muito mais do que a qualquer outro Órgão dentro da Estrutura da Confederação e o conseqüente retorno nas solicitações é rápido e preciso, ainda que por força da qualidade da matéria tenha que ser obtida decisão de mérito pela Assembléia Geral ou órgão específico de hierarquia superior.
3. As Vitórias de uma estrutura dinâmica.
As atividades da CBTP têm um histórico de sucessos invejável entre a maioria das organizações que lidam com esportes de alto rendimento em face de uma ação em conjunto da estrutura administrativa. É uma “máquina” enxuta, implementando tarefas coordenadamente, montada sobre princípios de peso e contrapeso onde dificilmente, para qualquer assunto em exame, não participem todos os seus elementos em função consultiva e de poder decisório nas diversas atividades específicas, seja em fase de planejamento ou de execução. Foi a opção administrativa adotada para que o “administrador-faz-tudo” fosse finalmente abolido em prol de transparência e equilíbrio na condução dos assuntos da Entidade. Podemos ressaltar como iniciativas de êxito no período 2005/2007:
A ação Institucional em proteção do Esporte do Tiro
Além de mantermos laços estreitos com o Exército Brasileiro através de visitas sistemáticas à DFPC em Brasília, continua em pleno curso a iniciativa de aumentarmos consideravelmente a interação entre a CBTP e as demais organizações que protegem o uso legal de armas de fogo no Brasil. Ações de destaque como as do Movimento Viva Brasil coordenado pelo Professor Bené Barbosa são exemplos vitoriosos no sentido de fazer valer a decisão popular inequívoca no Referendo de Outubro de 2005.
I Seminário de Regulamentação do Esporte do Tiro
Importante Palestra do Exmo. Sr. General-de-Divisão José Rosalvo Leitão de Almeida, Diretor da DFPC, esclarecendo pontos de dúvida sobre a legislação e a administração do esporte no país, realizada em meados do corrente ano em Brasília. Seus resultados repercutiram em vários círculos de usuários legais de arma de fogo.
Revisão do Estatuto da CBTP
Uma tarefa complexa e delicada que envolve diretamente a vida da entidade, seus rumos e objetivos. Foi implementada com precisão e grande atenção, notadamente na adequação dos seus ditames ao novo Código Civil e à moderna doutrina constitucional brasileira.
Campeonatos Internacionais
Está neste tópico a razão de todo o esforço. Estamos há muito tempo entre as dez melhores equipes de IPSC do mundo e nas demais modalidades, como a Silhueta Metálica, os torneios e seus resultados têm demonstrado que o interesse é crescente no Brasil. Porém, não obstante o merecido orgulho para todos os Atletas TP, isto tudo é passado. O futuro está aqui no nosso Portal, como também nestes endereços eletrônicos:
* http://www.ihmsa.org/ – IHMSA
* http://www.ipsc.org/ – IPSC
* http://surf.to/imssu – IMSSU
O esporte não pode viver de passado. Apenas deve o seu reflexo servir como fonte de inspiração.
O Portal da CBTP
Concentramos esforços no aperfeiçoamento deste instrumento de contato entre os atiradores de todo o país com a CBTP. É uma ferramenta poderosa para a qual demos atenção especial nos últimos dois anos.
Repasse de material de recarga e munições
A precisão na coordenação deste procedimento sensível tem sido um ponto de destaque no trabalho da CBTP. A rigidez no controle do repasse de munições e material de recarga aos Atletas angariou para a CBTP a confiança integral do Exército Brasileiro. Nosso procedimento é executado sem falhas e com isso, tanto a Administração Pública Militar como a própria Companhia Brasileira de Cartuchos – CBC reconhecem que este correto proceder é um exemplo para ser seguido, o que infelizmente não tem sido observado por alguns clubes e entidades que lidam com esta matéria, fundamental para a vida do Atleta, gerando embaraços para todo o universo do Tiro Esportivo. Esperamos auxiliar na correção destes desvios, combatendo-os com o maior rigor possível.
Ranking da CBTP
Com o crescimento do esporte no país, a elaboração e manutenção do ranking de atletas é muito importante. Com ele avaliamos e coordenamos a formação de nossas equipes, as quais são a marca maior do sucesso do Tiro Prático, não somente no Brasil, mas em todo o mundo.
Rio de Janeiro, 12/11/07.
HERALDO RIBAS