Encerrou-se o Panamericano 2009. A competição contou com atletas do Brasil, Aruba , Equador , Venezuela, Argentina, Estados Unidos, Peru, Guatemala, Uruguai, Bolívia, Colombia, Porto Rico e Suriname. Foram cerca de 400 disparos em 5 dias de competição. A delegação brasileira contou com 27 atletas, 4 Range Officers e o Range Master da competição.
Após anos sem uma competição com um dia de folga, este PAN teve uma quarta-feira livre, onde os competidores puderam passear ou descansar. De acordo com o Campeão na divisão Open, Max Michel, é uma excelente forma de você poder desfrutar o local que visita e fazer novos amigos. Vale lembrar que o campeão tem o seu segundo nome pronunciado Michél e não Mitchel, como a maioria pensa.
Por falar em campeões, o BRASIL sagrou-se campeão com a equipe OPEN , com os atletas Alex Chang, Horacio Carriello, Antonio Marcos “Kiko” Lima e Paulo Roberto Coutinho Filho. A segunda colocada, mais de cem pontos atrás, foi a Argentina.
Na Modified, além de subirmos ao podium duas vezes, com Guga Ribas em primeiro lugar e Ildeu Heller em segundo, o Brasil sagrou-se campeão por equipes contando ainda com Thiago Henrique Salgado e Lucio Candido de Oliveira Junior para abrilhantar a equipe tupiniquim que abriu nada menos que 570 pontos do time equatoriano, o segundo colocado ! O paulista Luiz Cesar Costa obteve a quinta posição nessa divisão que ainda teve um brasileiro como vencedor do “shoot-off” , o também paulista Ricardo Lima!
Na divisão Standard venceu o Argentino Jorge Baigorria, com Lucimar Domingues de Oliveira em quarto e Cesar de Oliveira em décimo.
Já na Production, divisão com maior número de competidores do torneio, venceu o inglês, radicado nos Estados Unidos, Angus Hobdell. O único brasileiro entre os 10 primeiros foi Flavio Canto, que obteve a oitava colocação.
Na divisão revólver, deu a lógica com o equatoriano Ricardo Lopez, atual campeão mundial, vencendo.
No geral o Brasil conquistou os seguintes troféus (colocamos os brasileiros até a 10ª colocação):
Equipe – Open: Campeão por equipes
Open: Campeão Max Michel – EUA , Vice : David Pruitt – EUA, 3º Nicolas Blum- Equador, 4º Martin Balbi-ARG, 5º Alex Chang, 6º Horacio Carriello,7º Antonio Marcos “Kiko” Oliveira, 8º Claudio Tondini – ARG e 9º Paulo Roberto Coutinho Filho.
Open Senior: José Maria Filho sagrou-se vice-campeão.
Open Super Senior: José Josias Lucena Ferreira foi o campeão com mais de 25 % de vantagem em relação ao segundo colocado!
Equipe – Modified: Campeã: Brasil, vice-campeã: Equador
Modified: Campeão : Guga Ribas, Vice: Ildeu Heller, 3º Nicolas Taramelli – Equador, 4º Antonio Bejarano – Equador, 5º Luis Cesar Costa , 6º Thiago Henrique Salgada, 7º Wilson Saldanha, 9º Ricardo Lima
Standart : Campeão : Jorge Baigorria – ARG , 4º Lucimar Domingues de Oliveira, 10º Cesar de Oliveira Castro
Equipe – Standard: Campeã: Argentina, Vice: Equador, 3o. Brasil (Lucimar Domingues de Oliveira, Cesar Castro, Mauro Thompson Ferreira e Pedro Neto Salomão)
Standart Senior – Campeão : Lucimar Domingues de Oliveira, 4º – Mauro Thompson Ferreira
Standart Damas – Campeã : Denise Maria Lima e Silva
Production : Campeão – Angus Hobdell- EUA, 2º Galo Moreira- Equador, 3º Edgardo Avincetta – ARG, 4º Juan Cruz – ARG, 5º Andres Regetti – VEN, 6º Cecilio Roa – ARG, 7º Hugo Serraf-ARG, 8º Flavio Canto.
Equipe – Production Campeã: Argentina , Vice: Venezuela.3ª Brasil (Flavio Canto, Luis Henrique Ishihara , Joao Quirino Van L. Florio e Joao Quirino Van L. Florio ).
Shoot off :
OPEN : Max Michel
STANDART: Lucimar Domingues de Oliveira
MODIFIED: Ricardo Lima
REVOLVER: Ricardo Lopez
Os resultados completos você pode conferir em www.xtremeshooting.com.br, mais uma vez feito por um brasileiro, que foi nada menos que o IROA Stats Director da competição, Luis Cesar Costa, que não pode contar desta vez com a presença do seu amigo e companheiro de apuração Gustavo Ambrozio, que se ausentou em razão da impossibilidade de conciliar o Pan com sua agenda de trabalho, deixando a dupla que foi tão elogiada no mundial a cabo do paulista Luis, que representou muito bem nosso país. Vale ressaltar que logo após o encerramento do dia de competição, todos os resultados estavam no site, podendo ser conferidos de pronto por todos competidores, que podiam acompanhar sua colocação inclusive e a da equipe, sabendo exatamente o andamento do torneio praticamente no mesmo momento.
Um forte abraço,
Alex Chang
Chefe da Delegação e Vice Pres. Sudeste da CBTP
VIDEOS
Segue os links dos videos no site www.youtube.com/luiscesarcosta ou entre no www.tirodinamico.com.br/forums