Tiro Ao Alvo
Prezada Jornalista Berenice Seara,
Ler o Jornal Extra em 30/08 poderia ter sido um prazer, porém foi exatamente o contrário o sentimento que ficou. O texto denominado “tiro ao alvo” é de tal modo injusto e incorreto que a pergunta maior fica assim: por quê?
Sou desportista de Tiro Prático há mais de uma década e tive o prazer de conhecer o Capitão Celson Mendes. Deste Oficial da Polícia Militar, o que observei até hoje passa por exemplo de dignidade, empenho e coragem no exercício da profissão. Vi também sacrifício e dedicação ao esporte até atingir a nada fácil colocação para representar o Brasil internacionalmente. Sobre o Campeonato Mundial de IPSC em Bali, o que existe é a congregação máxima (World Shoot) de uma das modalidades esportivas mais competitivas e presentes no mundo, com participação de aproximadamente 60 (sessenta) nações. Isto não é segredo; não é informação privilegiada; está na Internet. O que houve prezada Jornalista? Foi erro? Foi desinformação? Então está OK! Isso acontece. Mas, por gentileza, corrija! A dignidade humana exige, a ética jornalística também! O XV World Shoot, em Bali é uma competição – perdoe-me – oficialíssima! É tão oficial como é o Campeonato Mundial de Fórmula 1. Talvez o seu equívoco tenha sido confundir Esporte-Não-Olímpico com Esporte-Não-Oficial. Se foi isso, corrija mais rápido ainda, pois nada pode ser mais equivocado do que mesurar as coisas deste modo. O IPSC é reconhecido pelo Ministério dos Esportes tal e qual qualquer esporte olímpico. Possui registro oficial; previsão legal para apoio do estado por força de lei, etc.
Eu acredito em imprensa livre. Eu acredito mais ainda em imprensa responsável. Acredito também que exista no Jornal Extra quem se importe com isso e em nome deste sentimento, peço que esta injustiça se reverta. O apoio mencionado da Polícia Militar a este digno e esforçado Oficial é exemplo a ser seguido e jamais poderia ser alvo e ironia e deboche. Por gentileza, confira as informações que estão nesta carta e faça a correção na sua coluna.
Atenciosamente,
Frederico Carneiro Monteiro
OAB/RJ 59001
Rio de Janeiro