Publicado: 27/10/2016 às 00:10
Por: COMUNICAÇÃO CBTP | Categoria: NOTÍCIAS EB

Um ano de transformação do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados.

Na terceira semana de outubro, a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), completou 35 anos de existência e um ano de Nova Governança. Foi proposto pelo Diretor de Fiscalização de Produtos Controlados, General de Brigada Ivan Ferreira Neiva Filho, ministrar uma palestra, para apresentar aos oficiais generais e convidados, os importantes aspectos da transformação do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC), durante esse período de Nova Governança, além das perspectivas futuras. O evento ocorreu no auditório do Departamento de Ciência e Tecnologia- DCT.

 

Há cerca de um ano atrás, foi criado um grupo de trabalho para fazer uma análise aprofundada sobre a situação do SisFPC, contando com a participação de representantes de vários órgãos do Exército. O diagnóstico final, propôs inúmeras soluções de melhoria ao Sistema para atender de maneira mais precisa suas demandas. Durante esse período, após um acelerado processo de mudança, a DFPC trás como forma de prestação de contas tanto para os militares, como para a sociedade e empresas parceiras, os resultados alcançados.

 “Temos a obrigação de prestar contas dos trabalhos já realizados e do que ainda vai acontecer. Precisamos fazer com que o público que lidamos tenha conhecimento do que é o Sistema de Fiscalização e o que ele tem feito”, afirmou o General Neiva. Ele ainda acrescentou: “mesmo fazendo parte de um importante setor de prestação de serviço à sociedade e ao próprio Exército Brasileiro, a DFPC ainda é um órgão pouco conhecido” disse.

As demandas de fiscalização têm aumentado ano a ano. Uma série de novas ações, que antes não faziam parte do Sistema de Fiscalização estão sendo tomadas pela DFPC, para acompanhar esse crescimento, como é o caso da modernização da legislação, informatização e aumento do efetivo.     

 Evolução

Um levantamento feito pela DFPC mostra que desde 2005 o número de atendimento feito a pessoas jurídicas que tem Certificado e Título de Registro, junto ao Exército saltou de 10.550 para 22.993, já o número para pessoas físicas passou de 15.632 para 104.760, o que representa um aumento de 637% de todo o SisFPC. Como mostra os gráficos.

  
   

Em 2005, o efetivo era de 980 pessoas. Hoje todo o Sistema já conta com mais de 1000 integrantes.

 

Capacitação

Só esse ano já foram mais de 1000 profissionais capacitados.

  

Visão de futuro

Até 2022, por meio de um processo de transformação, ser capaz de supervisionar, com total efetividade, as atividades de fiscalização de produtos controlados com agilidade, qualidade e transparência, de modo a ser reconhecida pela sociedade como instituição essencial para garantir a segurança nacional e a tranquilidade pública.

 Jornalista: Laudicéia Emerick (2º Ten)

Compartilhe:
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.